Ubatuba Projeto Tamar

Ubatuba Projeto Tamar - Guia de Hotéis, Pousadas e Lazer

Promocao Passagens Aereas

Ubatuba

Itamambuca Eco Resort
Oceanic Imoveis
Vera prado
Pousada Vira Mar
Mirante da Lagoinha
Pousada Ondas do Mar
Acqua Flats Ubatuba
Ubatuba Hotel
Acqua Flats Ubatuba
Pousadas em Ubatuba
Imobiliaria Ubatuba
Pousadas e Hoteis Ubatuba
Hotel Ubatuba
Pousada Ubatuba
Ubatuba Chale
Hotel em Ubatuba
Chale Ubatuba
Hotel praia Ubatuba
Ubatuba Turismo
Hotel Aguas Vivas
Hotel Litoral Norte

Projeto Tamar


Projeto Tamar
Em aproximadamente 100 quilômetros de costa e várias ilhas, o Tamar protege as espécies Cabeçuda (Caretta caretta), de Couro (Dermochelys coriacea), de Pente (Eretmochelys imbricata) e a Verde (Chelonia mydas), esta última a mais abundante na região.
Projeto Tamar
Tamar de Ubatuba

Rua Antonio Atanázio, 273
Itaguá, Ubatuba-SP
CEP: 11680-000
(12) 3832-6202 / 3832-7014
 
O crescimento da pesca clandestina com redes ao longo da costa, associado ao incremento da pesca industrial e a poluição dos oceanos, tem levado o risco de extinção a várias espécies marinhas e não somente às tartarugas.
O TAMAR tem conseguido minimizar as ameaças geradas pelo homem que atingem estas espécies, reiniciando assim seu ciclo reprodutivo, outrora praticamente interrompido. Outros problemas como ocupaçao desordenada de praias vem se combatendo com implantaçao de Parques e Reservas, e com propostas de zoneamento que restrinjam as ocupações a padrões ambientalmente aceitáveis.
A sociedade brasileira está satisfatoriamente conscientizada e vem apoiando estas ações. É necessário a continuidade das mesmas.
 
Tartaruga Cabeçuda

Cabeçuda (Caretta caretta)
Tem o dorso marrom e o ventre amarelado. Seu casco mede aproximadamente um metro de comprimento e pesa cerca de 150 quilos, podendo chegar a 250 quilos, sua desova acontece no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Sergipe

Situação da Tartaruga Cabeçuda no Brasil:
A Cabeçuda desova em quase toda a costa desde o norte do Rio de Janeiro até o Ceará, porém se concentrando no norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e litoral de Sergipe.

De Couro: (Dermochelys coriacea)
É conhecida como tartaruga gigante, de fato é maior delas, podendo chegar a 2 metros de comprimento de casco e pesar até 750 quilos, vive sempre em alto mar, as raras desovas ocorrem no litoral do Espírito Santo.

Tartaruga Gigante
Situação da Tartaruga Gigante - Couro no Brasil:
E a Gigante, a mais ameaçada no Brasil, concentra-se no norte do Espirito Santo.

Tartaruga Pente

De Pente (Eretmochelys imbricata)
Também conhecida como tartaruga verdadeira, possui a carapaça formada por escamas marrons e amarelas, sobrepostas, com a boca em forma de bico, lembra um gavião, pode medir até 1 metro de comprimento e pesar 150 quilos, para desova procura o litoral norte da Bahia

Situação da Tartaruga de Pente no Brasil:
A Pente concentra-se para reproduzir no norte da Bahia, região de recifes costeiros, até Sergipe. Sua população foi extremamente reduzida e está bastante ameaçada.

Oliva (Lepidochelys olivacea)
É a menor de todas elas, com um casco de cor cinza esverdeada, mede cerca de 60 centímetros e pesa em torno de 65 quilos, sua desova tem sido freqüente no Sergipe.

Tartaruga Oliva
Situação da Tartaruga Oliva no Brasil:
A Oliva concentra-se em Sergipe, com uma população bastante reduzida também.

Tartaruga Verde

Verde (Chelonia mydas)
Também chamada de aruanã, tem o casco castanho esverdeado ou acinzentado, medindo cerca de 1.20 metros de comprimento, pesa em média 250 quilos, podendo chegar até 350. Prefere as ilhas oceânicas para desova como Fernando de Noronha, em Pernambuco, Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte e Trindade, no Espírito Santo.

Situação da Tartaruga Oliva no Brasil:
A Verde desova preferencialmente nas ilhas oceânicas, e seus filhotes, na fase juvenil, podem ser encontrados por toda a costa brasileira. Também animais de outras ilhas do Atlântico migram para a costa brasileira, fazendo desta espécie a mais abundante no nosso litoral.

 
Todas estão protegidas por lei. Mas a extensão da costa brasileira e as inúmeras ameaças, somadas ao longo período que necessitam para se tornar adultas, faz com que ainda estejam bastante vulneráveis.  
 
 
Pertencente da mesma ordem das tartarugas de água doce e de terra, como o cágado e o jabuti, sua diferenciação além das citadas acima, é seu tamanho, podem atingir até 750 quilos, com grande vivência aquática só as fêmeas saem da água por um curto período de tempo para a desova, mesmo respirando por pulmões podem permanecer embaixo d'água por algumas horas, prendendo sua respiração, e para que isso aconteça, precisa fazer com que seu organismo funcione lentamente, o coração deve bater lentamente, provocando um efeito chamado bradicardia, em que o oxigênio é auxiliado por um tipo de respiração auxiliadora.
Além da visão, audição e olfato extremamente desenvolvidos, elas possuem uma incrível
capacidade de orientação. Assim, mesmo vivendo na imensidão dos mares, retornam sempre ao mesmo lugar onde nasceram, para se reproduzirem num ciclo de um, dois ou três anos, variando conforme a espécie e as condições ambientais do local. Seu acasalamento feito no mar, geralmente em águas profundas pode ser feita por um ou mais machos, seu "namoro" começa com algumas mordidas (apesar de não terem dentes) no pescoço e nos ombros. A cópula dura várias horas - e vejam que interessante, tirando esta última parte até que elas parecem com o ser humano, não.
Com uma fecundação interna, e cada fêmea pode realizar de três a cinco desovas, com intervalos médios de 10 a 15 dias. Sempre procuram praias desertas para a desova (no Brasil isso acontece de setembro a março), esperam anoitecer, pois a escuridão as protege de predadores e do calor da areia, escavam com o auxílio das nadadeiras um buraco, de mais ou menos 2 metros de diâmetro (conhecido como Cama), onde se alojam para a confecção do ninho.
Desta foram seus ovos ficam bem protegidos, pois são recobertos com uma espécie de muco e com a própria areia, em média são 120 ovos, mas podendo ter uma variação de 16 a 240 ovos. Após 45 a 60 dias os ovos começam a ser romper, um filhote ajuda o outro até atingirem a superfície da praia e seguem para o mar. Estima-se que pela própria incumbência da natureza a cada mil tartarugas nascidas, apenas uma ou duas vão chegar à idade adulta.

Hotéis em Ubatuba
Em Ubatuba você encontra diversas opções de hospedagem, para os mais diversos
gostos e bolsos. Confira!

Ubatuba Pousada
As mais belas e aconchegantes
pousadas de Ubatuba

Chalés Ubatuba
As melhores opções em Chalés na
Cidade de Ubatuba

Flats Ubatuba
Confira ótimas opções de Flats em Ubatuba

Apart Hotéis Ubatuba
O que há de melhor em se tratando de Apart Hotéis na Cidade de Ubatuba

Camping's Ubatuba
Conheça Camping's de qualidade e com
conforto em Ubatuba

Motéis Ubatuba
Confira os melhores Motéis na
cidade de Ubatuba

Hotel Fazenda Ubatuba
Os Melhores Hotéis Fazenda de Ubatuba
você encontra aqui!

Praias Ubatuba
As mais belas praias de ubatuba, muito sol, gente bonita, surf e badalação

Praias São Paulo
As mais belas praias de São Paulo
você encontra aqui.

Negócios Imobiliários
Encontre aqui os melhores no segmento de negócios imobiliários em Ubatuba.

Imóveis em Ubatuba
Bom gosto e qualidade, os melhores no segmento imobiliário de Ubatuba

Paradise Chalés Golfinho TropicalChalés Sonho TropicalSol e Vida
Turismo Caraguatatuba - http://www.turismocaraguatatuba.com.br - (11) 3010-1234 / (12) 3881-2370
Hotel Fazenda 3 PoderesHotel Águas VivasHotel Litoral NorteHotel CaraguatatubaHotel MarAluguel de CarrosAnuncie Grátis seu Carro no maior portal de compra e venda da América Latina